
Filipe Papaiordanou
Filipe Papaiordanou é Advogado e Professor na área do Direito Penal. Mestrando em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Penal pela Escola Paulista da Magistratura e em Direito Penal Econômico, Internacional e Europeu pela Universidade de Coimbra. É também especialista em Direito Público pelo Instituto Damásio de Direito (IBMEC).
Ao longo de sua trajetória, foi participante de conceituados programas de estudos internacionais, como o programa de Risk Management da Universidade de Oxford e do programa de estudos em Direito Penal Internacional da Leiden University, em Haia.
Iniciou sua carreira no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e além de sua atuação na advocacia e área acadêmica, atuou no setor corporativo internacional, em consultoria estado-unidense voltada à prevenção de riscos de terceiros e compliance para as maiores companhias do mundo, atuando diretamente em investigações corporativas. É também certificado pelo Programa de Qualificação Operacional da B3 para atuação em Compliance (PQO).
É Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). É Membro Assessor da 5ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP.

Juliano Callegari Melchiori
Juliano Callegari Melchiori é Advogado. Mestrando em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Processo Penal pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da Universidade de Coimbra e graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Ao longo dos anos, construiu sua trajetória profissional na defesa de indivíduos e empresas em investigações e processos criminais complexos. Possui larga experiência à frente de escritórios de advocacia criminal e teve atuação junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Sua vivência nos âmbitos da acusação e da defesa proporcionou uma compreensão aprofundada do funcionamento da justiça criminal e das investigações policiais, agregando uma perspectiva estratégica à sua prática jurídica.
Juliano também tem forte compromisso com a advocacia pro bono, tendo atuado em relevantes casos de erros judiciários e ministrando aulas sobre execução penal a detentos em estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo.
Atualmente, é Vice-Presidente da Comissão de Direito Penal da OAB de São Paulo – Subseção Santana, além de membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), do Instituto Pro Bono e do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Também é autor de artigos publicados em veículos jurídicos e de grande circulação.
Sua atuação e seus estudos são voltados para o Direito Penal, com ênfase em Direito Penal Econômico e Empresarial.